
Atualmente, utilizamos senhas para acessar diferentes itens em nossos dispositivos, temos senhas para acesso as contas virtuais, as redes sociais, e-mails, contas bancárias, e-commerce, etc. Memorizar várias senhas diferentes e cadastrar informações de recuperação das contas podem parecer tarefas enfadonhas e chatas de realizar.
Entretanto, quando precisamos acessar alguma conta que não lembramos mais da ‘bendita’ senha, podemos nos deparar com um verdadeiro transtorno se não tivermos nos preparados para esta situação. Outro motivo de stress pode ser ter a conta roubada por ter utilizado uma senha fraca e/ou considerada insegura.
Algumas regras, se seguidas corretamente, podem ajudar você a criar uma senha mais forte e segura, protegendo seus dados e garantido um acesso rápido e fácil a suas contas.
Quantos caracteres uma senha forte deve ter?
Recomenda-se a criação de uma senha usando 10 caracteres ou mais. Uma senha forte e segura precisa conter a combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Evite acentos e caracteres acentuados.
Crie senhas fáceis de memorizar. Por exemplo, se você tiver facilidade de lembrar do modelo do seu primeiro carro, construa uma frase com esta informação e a transforme em uma senha forte utilizando a regra anterior:
FRASE: Meu primeiro carro era um Fiat Uno 2008
SENHA: MpCe1fU.08
Procure ter senhas diferentes para cada conta, os dados podem ficar fragilizados quando utilizamos a mesma senha para acessar diversos serviços. Senhas mais longas aumentam a segurança. Evite informações pessoais como datas de aniversário de familiares. Evite também escrever palavras comuns. Alguns exemplos de senhas consideradas fracas e inseguras:

• 123456789
• qwerty
• password
• senha123
• abc123
• 123123
• iloveyou
• 111111
Tão relevante quanto a criação de senhas fortes, são as opções de recuperação, sempre que possível, inclua e-mail e número de telefone de recuperação. Cadastrar corretamente e manter sempre atualizadas as informações de recuperação das contas além de ajudar a proteger a segurança de seus dados pessoais e impedir que outra pessoa entre na sua conta, também facilita o processo de recuperação de senha caso a tenha esquecido.
Outros hábitos que ajudam a manter a segurança de suas contas:
Manter uma lista atualizada com todas as suas senhas pode ser útil. Você pode ter anotações em papel guardadas junto a seus documentos. Outra forma de guardar estes dados, pode ser utilizar um aplicativo gerenciador de senhas. Alguns dispositivos mobiles possuem este tipo de app nativamente e utilizam a biometria para acessar suas contas. Além de seguros, são muito práticos.
Altere suas senhas utilizadas com alguma frequência como a cada três meses, por exemplo. E lembre-se de sempre atualizar suas anotações quando houver alguma alteração em suas senhas. Para quem utiliza app gerenciador de senhas nativo, em geral, não precisa se preocupar com isso pois eles te perguntam se deseja atualizar a senha sempre que percebem que você as mudou.
Utilize autenticação em dois fatores, para aumentar ainda mais a segurança das contas, alguns provedores de serviços online oferecem a autenticação em dois fatores. Trata-se de um recurso que acrescenta uma etapa adicional no processo de entrar na conta, exigindo que você forneça duas formas de autenticação. A primeira forma é a sua senha, que como falamos acima, devemos sempre utilizar senha fortes e seguras. A segunda forma pode ser SMS, ou código de autenticação enviado pelo app, um token ou até uma solicitação de confirmação de identidade enviada para seu e-mail.
Mas e o que fazer se suas senhas forem expostas/violadas?
O primeiro passo é bloquear imediatamente os serviços envolvidos com a utilização daquela senha, se for algo que consiga alterar imediatamente a senha melhor ainda.
Se for possível identificar de que forma houve a exposição da senha seria excelente para atuar na raiz do problema, por exemplo, se acessou um site duvidoso, além de alterar as senhas será necessário providenciar a limpeza do seu computador, a fim de remover qual tipo de malware que possa ter sido instalado.
Importante nesta era digital é cuidarmos de nossas senhas da mesma forma que cuidamos de nossos documentos, hoje temos acesso a uma diversidade de informações através da rede e a exposição de algum dado indevidamente pode nos acarretar sérios problemas.
Essas foram algumas dicas que podemos utilizar para criar senhas mais fortes e seguras, estes hábitos aumentam a segurança de nossas contas e nos auxiliam no processo de recuperação de senha, ajudando a identificar se alguma conta foi violada. Se precisar de mais dicas sobre como proteger seus dados, fale com a gente, podemos te ajudar a manter suas informações seguras.
Referência: https://support.google.com/accounts/answer/32040?hl=pt-BR
Comments