
Costumamos dizer que o mercado de livros digitais possui preços mais baixos do que as versões impressas. Isto acontece devido aos diferentes custos envolvidos no processo de confecção, armazenamento e distribuição.
Já no mercado de livros impressos existem variações de valores de acordo com algumas particularidades, há edições de bolso, que costumam ser mais econômicas em relação as edições de tamanhos normais e existem exemplares para colecionadores, com tiragens exclusivas, que acabam impactando no valor cobrado.
Mas será que somente o preço deve ser o fator de decisão pelo livro digital?
Algumas pessoas dizem que a experiência de ler um livro físico é única e faz com que ter um leitor de livros digital não compense. Estas pessoas valorizam o toque ao papel, o cheiro, o som do folhear, coisas que no leitor digital não existe.
Já para os mais adeptos a tecnologia existem soluções diferentes para ler livros digitais que muitas vezes, podem deixar dúvidas sobre o que compensa mais, ter um leitor de livro digital exclusivamente para este fim ou utilizar um aplicativo no smartphone ou tablet? Para responder esta pergunta temos que analisar os prós e contras de cada um:
Nos smartphones, o leitor de livros digitais passa ser mais um app entre os diversos que costumamos ter no aparelho, além disso, a disciplina para a leitura pode ser interrompida por uma notificação, e há que se pensar no conforto de tela, que pode não estar no melhor ajuste para se passar tanto tempo em leitura e a emissão de luz pode prejudicar a visão e atrapalhar o ciclo de sono. Atualmente a maioria dos smartphones possuem filtros para melhorar o conforto visual, o usuário pode fazer este ajuste através das configurações do aparelho.
Se você tem um smartphone pode instalar na loja de aplicativos algum dos apps abaixo e utilizar seu próprio aparelho como leitor de livros digitais:
· Skeelo
· Kindle (Amazon)
· Lev (Saraiva)
· Google Play Livros
· Árvore de Livros
· Ubook
Quando falamos em leitores de livros digitais, existem dispositivos com características diferentes e faixas de preços, visando atender as necessidades tanto do leitor casual, que faz leitura por lazer, quanto dos leitores profissionais que utilizam os dispositivos para trabalhar e necessitam de maior durabilidade da bateria e outras funcionalidades para uma navegação mais fácil, rápida e fluída.
O principal dispositivo comercializado no Brasil é o Kindle da Amazon, antes existiam opções como o Lev (Saraiva) e o Kobo (Cultura), atualmente eles não estão disponíveis para venda.
Os leitores possuem tecnologias para otimizar a duração da bateria, a iluminação para melhorar o conforto visual e diminuir o cansaço além de facilitar a leitura em ambientes pouco iluminado. Além destas características, existem outras que fazem com que estes aparelhos levem vantagem em relação aos livros impressos e aos apps para smartphones e tablets:
Peso/Portabilidade – em menos de 250 gramas podemos ter um acervo completo de livros, maior que o de muitas bibliotecas e eles podem nos acompanhar em qualquer lugar;
Custos – e-readers podem ser encontrados a partir de R$349,00 enquanto smartphones e tablets, que possuem qualidade visual adequada para utilizar como leitor de livro digital, tem valor mais elevado;
Anotações – pode-se fazer anotações, marcações e comentários sem se preocupar em geral uma marcação definitiva semelhante ao que aconteceria no livro impresso;
Duração da bateria – os leitores podem ficar até quase 30 dias sem precisar de recarga;
Conveniência – você efetua a compra de algum título e instantaneamente o livro já estará disponível para leitura;
Busca - existência possibilidade de fazer pesquisa de trecho ou palavra, o que facilita a localização de algo específico;
Você pode baixar um capítulo de amostra antes de comprar o livro – já desisti de comprar alguns livros após ler a amostra;
Na maioria dos leitores é possível colocar arquivos pdfs, txt e epubs para ler.
Hoje em dia também é possível contratar serviço por assinatura que funciona como uma biblioteca, com acesso ilimitado às obras do acervo, bastando escolher um dos livros disponíveis para fazer a leitura.
Enfim a decisão pelo livro físico ou digital passa muito pelo gosto individual, cada um tem uma preferência. E você o que prefere, livro físico ou digital?
Saiba mais: https://amzn.to/3HWXrbb
Comments